4 Dicas para a Elaboração de um Projeto Luminotécnico

Artigo Dirigido

A Iluminação de um local, seja uma área interna ou externa, é de grande importância. Afinal, tanto a falta de luz quanto o excesso dela podem incomodar muito, não é mesmo? Por isso, é fundamental a elaboração de um projeto luminotécnico.

Um Projeto Luminotécnico é apenas ou simplesmente o conjunto da arquitetura da disposição de luminárias e a sua iluminação artificial, ou seja, tem

a função de combinar a estética do ambiente iluminado e o uso correto de cada luminária. O Projeto luminotécnico tem como principal objetivo visualizar se os requisitos técnicos, econômicos  construtivos para uma iluminação adequada, e como será a aparência dessa luz emitida num ambiente levantando em 3D, o mais próximo da realidade. Com ele, é possível desenvolver um estudo que considere conforto, economia de energia e o posicionamento correto das luminárias.

Veja a seguir 4 dicas para a elaboração de um projeto luminotécnico.

 

1.: Antes de elaborar um projeto luminotécnico, é fundamental fazer um levantamento de necessidades e compreender a finalidade do ambiente, considerando itens como:

• Áreas de Trabalho, Lazer, Luz Natural e Sombra

2.: Compreenda bem a arquitetura do local, ela precisa ser bem analisada, assim como os dados de instalação (existência de obstáculos, mobiliários e maquinas que podem atrapalhar a distribuição de luz), metragem e compatibilização do projeto elétrico.

3.: Defina o nível de luz do ambiente focando nas atividades que serão realizadas. A norma brasileira ABNT 8005 – Iluminância de Interiores estabelece níveis de Iluminância – lux-médios para cada local. Com o auxílio do luxímetro ou de softwares como o Dialux dentre outros da Arquitetura ou Engenharia, é possível fazer a medição do nível de iluminação (Iluminância) e comparar como os valores normativos para eliminar quaisquer erros quanto à qualidade de iluminação do ambiente.

4.: Com essas Informações em mãos é possível fazer o levantamento do projeto luminotécnico com a utilização de softwares de apoio (como já mencionamos antes), para a realização de cálculos com base na planta baixa do ambiente, o que torna possível projetar a distribuição dos elementos de luz, ter conhecimento de qual será o payback do projeto e também visualizar o projeto em 3D, como exemplo abaixo:

O Projeto luminotécnico é uma forma de conciliar técnica arte de iluminação, porém é fundamental adquirir produtos com qualidade e procedência, os quais você pode encontrar aqui no site da Luz Iluminação ou em nossa Loja Física, para garantir que o projeto seja eficiente e assertivo. É importante salientar ainda a importância da aquisição das luminárias LED específicas para um projeto luminotécnico, pois elas devem seguir rigorosamente os padrões de acabamento e qualidade.

 

Gostou? comenta aqui em baixo se ainda ficou com alguma dúvida.

luziluminacao

todos os posts do autor

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são faz.