Afinal, Qual a diferença entre Lumens e Watts

Quando falamos de luminárias de LED devemos nos atentar ás especificações técnicas do produto para escolher a melhor opção de acordo com sua aplicação/necessidade. Muitos acreditam que para garantir uma redução de energia elétrica basta trocar as luminárias convencionais pelo primeiro modelo LED disponível, entretanto, esta falta de conhecimento técnico pode acabar fazendo com que os gastos sejam maiores ao invés de economizar de fato.

Mas como substituir a luminária convencional pela melhor opção LED? As especificações técnicas inicialmente podem assustar, mas são bastante simples. Analisar a potência do produto não é suficiente para definir se a luminária é a ideal. é fundamental se atentar a eficiência luminosa oferecida, ou seja, à relação lúmen x watt que ela oferece.

Watts (W)

Indica a potência de consumo que uma luminária gera para fornecer luz, ou seja, quanto menor for o valor da potência em W, menor será o consumo de energia. Porém, vale lembrar que uma alta ou baixa potência não influencia na eficiência da luminária, para isso deve ser considerado também a luminosidade, ou seja, o quanto a luminária ilumina ou o quanto de luz que ela emite.

Lúmen (Lm)

Indica a Grandeza que representa o fluxo luminoso, ou seja, é a quantidade de luz que a luminária emite e o quanto ela vai iluminar.

 

O LED hoje é o sistema de iluminação que menos consome, porém é fundamental que, ao adquirir uma luminária de LED, seja analisando tanto a potência (Watt) quanto o fluxo Luminoso (Lm), porque um complementa o outro. Essa relação Lúmen/Watt é chamada de Eficiência Luminosa (Lm/W). Quanto maior o número, mais eficiente será a luminária, ou seja, menos potência ela precisará para iluminar mais.

Agora vamos exemplificar a didática acima para facilitar ainda mais ou entendimento.

Na Imagem abaixo podemos ver que há duas luminárias, ambas com a mesma potência (100W), mas fluxos luminosos (Lm) diferentes. Perceba que, com o mesmo consumo de energia, a Iluminância (Lux) gerada no plano de trabalho é diferente, pois o pacote de luz recebido é maior no caso em que a luminária possui melhor eficiência.

**Para este exemplo não foi considerado qualquer outro elemento apenas o galpão vazio, vale lembrar que, ao adicionar elementos como gondolas vazias ou gondolas cheias, mezaninos, plataformas, cor da parede e/ou do piso dentre outros fatores podem resultar em uma variação significativa para o resultado final do projeto luminotécnico, porém, como este é um assunto um pouco mais complexo, ficará para um próximo post.

As áreas em vermelho indicam as sessões que estão recebendo pouca iluminação.

Em resumo, o ideal é optar pela luminária que emite maior quantidade de lúmens consumindo a menor quantidade de energia possível. Esta é a verdadeira eficiência luminotécnica. Sabendo disto, ao adquirir luminárias de LED, opte por produtos que tenham um valor e lúmens adequado para o projeto do ambiente.

Lembre-se: uma luminária com potência maior não quer dizer necessariamente que ilumina mais, e sim só quer dizer que ela consome mais energia.

luziluminacao

todos os posts do autor

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são faz.