Tudo Sobre Temperatura de Cor e IRC

Você sabe o que é Temperatura de Cor e IRC?

Para padronizar e deixar um ambiente agradável, diversos fatores devem ser analisados, como a cor da parede, os objetos escolhidos, principalmente, a iluminação adequada. Entretanto, existe outro detalhe que pode mudar tudo no ambiente: a Temperatura de Cor Correlata (Em Inglês a sigla CCT) e o Índice de Reprodução de Cor (Em inglês a sigla CRI).

Muito mencionado em projetos luminotécnicos, a temperatura de cor de uma fonte luminosa é uma importante característica a ser analisada. Ela expressa a aparência da cor emitida pela fonte de luz, e é indicada pela unidade Kelvin (K). Seu Valor determina se as lâmpadas ou luminárias irão produzirem uma luz suave ou clara, ou seja: quanto mais alta a temperatura  de cor, mais claro será a tonalidade da cor. Lâmpadas ou Luminárias quentes possuem temperatura de cor em torno de 2700k a 3500K; já as que produzem temperaturas de cor neutras variam entre 4000k a 5000k; já as luminária frias possuem temperatura de cor maior que começam em 5500k e podem ir até 6500k (na linha comercial/doméstica ou até 10.000k (para linhas de luminárias extremamente especificas, pois seu comprimento de onda tende a ser um tom mais azulado, portanto iremos abortar neste post apenas as temperaturas de cor entre 2700k e 6500k).

Se Pensarmos em luz quente ou fria, não nos referimos a exatamente à temperatura da luminária, mas sim à sua tonalidade. Ao aumentar a temperatura de cor, a luz emitida passa de uma tonalidade quente a uma tonalidade mais fria (do avermelhado para o azulado).

Luzes com tonalidade mais suave deixam o ambiente mais aconchegante. Já uma luz mais clara torna o ambiente mais estimulante.

IRC, ou índice de Reprodução de Cor, é a escala (de 0 a 100) utilizada para medir a fidelidade de cor que a iluminação reproduz em um objeto ou de uma superfície iluminada. As luminárias com Índice de Reprodução de Cor entre 80 a 100 reproduzem mais fielmente as cores, independente de sua Temperatura de Cor (K). Quanto mais baixo o índice, mais deficiente será a reprodução de cores. Um bom exemplo seria analisar a luz emitida de uma Lâmpada Vapor Sódio muito utilizada em iluminação publica. ela pode ser eficiente, porém seu índice de reprodução de cor é 20!. As pessoas, Carros e demais objetos na rua ficam com cores apagadas e amareladas, difíceis de se identificar. Observe o exemplo abaixo.

Informações como essas são muito importantes no momento de escolher o produto ideal para cara ambiente. Se considerarmos a luz com tonalidade de cor mais quente, o ambiente será mais aconchegante e confortável, condições ideais para dormitórios, salas de estar, entre outros. Já a luz mais clara é estimulante, é geralmente utilizada em ambiente de trabalho, como escritórios e indústrias.

 

luziluminacao

todos os posts do autor

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são faz.