Lustres, Pendentes ou Plafons: Qual a diferença e como utilizá-los?

Uma dúvida comum entre os que procuram compor o ambiente com o uso das luminárias é: como diferenciar os lustres dos pendentes?

Lustres ou pendentes são itens que, além de iluminar, tem efeitos decorativos. A diferença entre eles é que o lustre possui ramificações (ou braços) para diversas lâmpadas, e o pendente não, o que acaba caracterizando o tipo de iluminação de cada um como iluminação geral ou focada.

Lustres

Composto por vários braços (ramificações para diversas lâmpadas) e suspensos no teto, os lustres podem servir para a iluminação principal ou simplesmente para compor a decoração de um ambiente. As opções de lustres vão desde peças muito antigas feitas de metais pesados e cristais importados muito valiosos, até peças simples que cumprem bem o papel na iluminação e também na decoração.

Os lustres devem estar presentes em lugares onde podem ocupar espaços de destaque e amplos, de preferência. Eles permitem uma iluminação ampla e confortável, pois usualmente os pontos de luz são posicionados para cima.

O volume do lustre (quantidade e cumprimento dos braços) e a altura do cômodo são pontos importantes a serem considerados no momento de escolha do lustre. Ele sempre tem que dialogar com o tamanho do ambiente e, principalmente, com a mesa abaixo dele, se houver. Devem ser usados de preferência em halls de entrada, salas de jantar ou de estar.

Pendentes

As luminárias pendentes são consideradas como decorativas. Consistem em longos fios que deixam a iluminação mais próxima dos pontos que carecem desse recurso. Assim, elas podem ser de diversas cores e texturas, se tornando extremamente versáteis e ideais para decorações que vão desde as mais rústicas, despojadas e neutras até as mais coloridas, modernas ou sofisticadas.

Os pendentes descem do teto por fios elétricos e, em certos casos, através de cabos. São muito charmosos e compõem bem a decoração.

São ideais para iluminação de bancadas, mesas, mesas de refeições, mezaninos e laterais de cama.

Diferente do lustre, é uma peça sem ramificações (braços) e que pode receber lâmpadas para tornar a iluminação mais funcional e focada (por exemplo, em bancadas de refeições).

 

Plafons

Plafon é uma luminária de teto, geralmente usada para a iluminação geral de um ambiente. Essa luminária pode ser de sobrepor (quando o equipamento fica preso à laje), ou de embutir (quando se fixa ao forro do gesso).

Definir qual dos dois é o tipo ideal para o seu ambiente é tarefa da análise da iluminação do seu espaço. No caso do Plafon, diferentemente do spot, ele consegue ser o responsável pela iluminação geral do ambiente.

Porém, na hora da escolha, o tamanho do plafon e o tamanho do ambiente tem que ser proporcionais. Quanto maior o ambiente, maior terá que ser o plafon para iluminá-lo.

Mas, não se engane. Os Plafons podem ser utilizados juntos com os spots e os dois combinam muito bem. Tudo vai depender da finalidade da sua iluminação.

luziluminacao

todos os posts do autor

Envie um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são faz.